Reunião de Pais | PARÁBOLA DO SEMEADOR

Reunião de Pais da Unidade do Nova Suíça e do Prado.

Abertura da Diretora Kátia.

PARÁBOLA DO SEMEADOR
MATEUS 13 3-9

“O semeador saiu para semear. Algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram. Porém, o sol saiu e queimou as plantas e elas secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras, sementes, porém, caíram em terra boa e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um”.

Ao escutar essa parábola contada por Jesus percebemos como Jesus é sábio e nos ensina através da natureza! Nós fazemos parte da natureza, somos natureza criada por Deus e como somos iguais! Se compararmos nossa vida com a natureza iremos perceber que somos iguaizinhos, e como ela nos ensina, como ela é sábia! Temos tempo de nascer, crescer, florescer, dar frutos, colher e morrer. E para termos uma boa colheita, para darmos bons frutos vai depender das nossas escolhas. Um dia fomos sementes (se pararmos para pensar qual a essência, qual o desejo da semente? É ser árvore, é dar bons frutos) hoje estamos plantando sementes (são os nossos pequenos). Que escolhas estamos fazendo para nossas sementinhas? Estamos respeitando o tempo delas? Estamos dando o adubo necessário? (tempo, carinho, partilhando, praticando solidariedade, amor, luz, dando paz e harmonia). Como anda a terra onde elas estão sendo semeadas? (nosso lar, nossa família, nossa casa?) Será que estamos fazendo as podas no momento e no tempo certo? As podas, também são necessárias para dar frutos e flores no futuro. Podas às vezes são tristes e desagradáveis de fazer, as plantas estão tão lindas, grandes, e quando podamos elas ficam no talo novamente. Mas, sem as podas sem as correções não vamos produzir flores lindas e frutos doces. O que são as podas para nossas sementinhas? (são os limites, os valores, o que pode e o que não pode, o respeito por todos que amam e que cuidam delas, saber colocá-las no lugar delas, que elas saibam quem está no comando). Às vezes não queremos podar, por medo, por comodismo, vamos assumindo lugares errados, por causa das nossas escolhas. As pessoas mais felizes, não foram aquelas, que não sofreram podas, que não sofreram correções, as pessoas mais plenas sabem o que é felicidade, pois já passaram por muita seca, muita tempestade, muitas ventanias, muitas podas, sabem distinguir, discernir.

Pensando assim, este ano nosso projeto institucional terá como tema: que diferença faz?
É um projeto riquíssimo para nossas sementinhas e para nossa reflexão e meditação. Que diferença faz respeitar os combinados da escola do meu filho? Que diferença faz ler e assinar a agenda? Que diferença faz mandar meu filho de uniforme? Que diferença faz respeitar a comemoração do aniversário na escola? (trazer nesse momento alimentos mais saudáveis, não trazer balões, respeitar o horário), que diferença faz fazer os para casas, ler o livro no final de semana? Que diferença faz mandar lanches saudáveis? Que diferença faz cumprir os horários de entrada e saída? Estamos onde Deus gostaríamos que estivéssemos? Como estão nossas escolhas? Que diferença faz dar bons exemplos? Que diferença faz fazer a minha parte e não ser vaquinha de presépio, não é porque todos estão fazendo e agindo assim… Que agirei e farei do mesmo jeito. Que diferença faz eu ser honesto? Que diferença faz eu desapegar, não desperdiçar? (nosso desperdício, nossa sobra é a falta do meu irmão) que diferença faz eu ter fé, esperança e ser caridoso? Que diferença faz eu cuidar do meu corpo, da minha casa, da minha rua, do meu bairro, do planeta em que vivo? Que diferença faz cuidar da minha família, dos meus amigos, conhecidos ou desconhecidos, dos meus parceiros? E assim vamos vivendo as estações, e vamos nos perguntando, às vezes as perguntas nos esclarece muito mais que as respostas.
Sejam muito bem vindos!! E tenho certeza que faremos de tudo e ótimas escolhas este ano, para que no final de 2016, tenhamos motivo para comemorarmos uma maravilhosa safra e uma excelente colheita!

Procurar por